HISTÓRIA

Era uma vez um grupo de amigas preocupadas com o futuro das crianças e de todas as pessoas. Por isso, em 2004, tiveram a ideia de procurar um local onde houvesse muitas famílias e crianças. Elas conheceram as comunidades dos bairros Jd. Novo Wenzel e Bom Sucesso, regiões distantes da cidade e de difícil acesso. Determinadas a fazer a diferença, elas se tornaram uma ponte entre essas comunidades e a oportunidade, e assim começou uma jornada notável…

Elas encontraram um lugar incrível, o Projeto PAI (hoje conhecido como ADRA), que gentilmente cedeu uma sala até 2006. Quando a ONG NÚCLEO ARTEVIDA foi estabelecida, o nome foi registrado em um estatuto, que é como a certidão de nascimento de uma criança. Iniciaram com oficinas de artesanato para mães e adolescentes, o que foi um sucesso. Até trouxeram cursos do SEBRAE até elas e montaram uma loja na cidade para vender os produtos. Isso ajudou a melhorar a vida de algumas mulheres; muitas aprenderam diferentes formas de artesanato e começaram a vender para os vizinhos, e amigos dos vizinhos. Este projeto de geração de renda prosperou até 2010.

Enquanto as mães participavam das oficinas de artesanato, conheceram muitas crianças que as acompanhavam. Assim, buscaram a ajuda de professoras voluntárias e alunos da UNESP/RC, e começaram a trabalhar com as crianças. No entanto, tiveram que encontrar um novo local. Encontraram uma capela e permaneceram lá até 2008. Nesse ano, após muito trabalho, mudaram para um espaço próprio, inclusive com uma biblioteca para toda a comunidade. Com apoio da prefeitura e do CMDCA – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, contrataram mais pessoas.

Desde então, as crianças têm recebido carinho e atenção. Participam de diversas oficinas, como leitura, escrita, educação ambiental, contação de histórias, informática, violão, capoeira e atividades esportivas na quadra. Elas também têm aulas de sapateado em uma academia na cidade e aproveitam visitas culturais e de lazer.

Hoje, atendemos um total de 63 crianças e adolescentes, com idades entre 6 e 15 anos.